FRANGO À NAPOLITNA
Ingredientes
- 800 g de peito de frango cozido e desfiado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimentão verde pequeno picado
- 1 tomate picado em cubos
- 1 colher (chá) de açafrão
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de orégano
- ½ xícara (chá) do caldo do cozimento
CREME DE PALMITO
- 2 caixinhas (400 g) de creme de leite
- 3 gemas peneiradas
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- 3 xícaras (chá) de caldo do cozimento do frango
- 30 g de farinha de trigo
- 300 g de palmito picado
- 180 g de muçarela fatiada
- 3 claras batidas em neve
- 70 g de queijo parmesão ralado grosso
Instruções
- Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho por 2 minutos, acrescente o pimentão, o tomate e refogue por mais 3 minutos. Adicione o frango, o açafrão, a pimenta, o sal, o orégano, e o caldo do cozimento. Misture bem. Reserve.
- Em uma outra panela, com o fogo desligado, adicione o creme de leite, as gemas, o sal, a pimenta, e o caldo do cozimento, a farinha de trigo. Misture bem com o auxílio de um fouet, ligue o fogo, acrescente o palmito, mexendo bem até formar um creme. Em uma batedeira, bata as claras batidas “em neve” por 3 minutos. Reserve.
- Em um refratário, adicione metade do creme de palmito, o frango, e a outra metade do creme de palmito, cubra com a muçarela fatiada e espalhe as claras batidas em neve. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno, pré-aquecido por 30 minutos para gratinar. SIRVA.
Notas
DICA: Sirva com arroz branco e uma salada verde agridoce.
“Frango à Napolitana, é uma receita cremosa e deliciosa de fácil preparo que combina a simplicidade e a riqueza de sabores da culinária italiana que valoriza os ingredientes simples mais de alta qualidade. E é a sugestão perfeita para o próximo almoço de domingo, a combinação do divino creme de palmito misturado com clara em neves e queijo parmesão derretido é uma explosão de sabor em cada mordida, você não pode deixar de experimentar”.