O destino gastronômico emergente do Oriente Médio

130

Entre os destinos mais interessantes para se desfrutar uma boa refeição, Abu Dhabi entra na briga com excelentes opções de culinária.

Entre os destinos mais interessantes para se desfrutar uma boa refeição, Abu Dhabi entra na briga com excelentes opções de culinária

Entre os destinos mais interessantes para se desfrutar uma boa refeição, Abu Dhabi entra na briga com excelentes opções de culinária Reprodução/CNN
Chris Dwyerda CNN

Quando a segunda edição anual dos 50 Melhores Restaurantes do Oriente Médio e Norte da África foi realizada em Abu Dhabi no início deste ano, ajudou a iluminar a cena gastronômica do emirado, além de homenagear a melhor criatividade culinária da região.

Restaurantes em 14 cidades do Oriente Médio e Norte da África foram premiados, com o vencedor geral sendo o Orfali Bros Bistro, de Dubai, fundado em 2021 por três irmãos originários da cidade síria de Aleppo.

Enquanto sua luxuosa vizinha Dubai teve uma vantagem inicial, Abu Dhabi agora está entrando na briga e suas três participações na lista são uma prova da força da cena gastronômica que agora emerge na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Nos Emirados Árabes Unidos e na cultura árabe em geral, a hospitalidade é tudo e a culinária local aromática é sempre compartilhada. Açafrão, cúrcuma, canela e inúmeras outras especiarias aromáticas, junto com nozes e frutas secas, geralmente aparecem em ensopados e molhos tradicionais.

Com quase 90% da população de Abu Dhabi composta por expatriados, o Emirado também oferece dezenas de cozinhas de todo o mundo, da peruana à tailandesa, da francesa à japonesa e da indiana à etíope.

Na lista dos 50 melhores estava o Coya Abu Dhabi, localizado no topo do Four Seasons Hotel na Ilha Al Maryah, que serve cozinha latino-americana contemporânea com influências do leste asiático. Também foram reconhecidos locais como Zuma Abu Dhabi, um restaurante japonês, e o posto avançado de Abu Dhabi do lendário restaurante cantonês Hakkasan.

Aqui estão mais sete dos melhores lugares para comer em Abu Dhabi – e o que pedir quando chegar lá:

Martabaan por Hemant Oberoi

Um dos pratos de assinatura de Martabaan é biryani / Chris Dwyer/CNN

Fotos orgulhosamente emolduradas do lado de fora de Martabaan mostram alguns dos nomes famosos que jantaram a culinária do famoso chef Hemant Oberoi ao longo dos anos, incluindo nada menos que quatro presidentes dos EUA: Clinton, Bush pai e filho e Obama.

Martabaan recebeu o nome de uma jarra de cerâmica na qual é servido um de seus pratos exclusivos de curry de cordeiro, juntamente com o prato de arroz biryani, perfumado com cardamomo. Um prato cremoso de lentilha preta cozido lentamente chamado dal makhani e raita, um pepino refrescante e molho de iogurte com menta, são acompanhamentos perfeitos.

Outras surpresas no menu de jantar indiano que Oberoi chama de “clássico contemporâneo” incluem a clássica sobremesa francesa crème brûlée, mas feita com o amado chá indiano com especiarias, masala chai.

O restaurante é um dos vários locais privilegiados para refeições no luxuoso Emirates Palace Hotel, que foi recentemente adquirido pelo Mandarin Oriental Hotel Group.

Martabaan por Hemant Oberoi, Emirates Palace Mandarin Oriental Hotel, West Corniche Road, Abu Dhabi

Beirut Sur Mer

O Beirut Sur Mer é especializado em culinária libanesa / Chris Dwyer/CNN

O nome significa “Beirute no mar”, este estabelecimento arejado fica em um elegante calçadão com vista para a água azul-turquesa e as areias cristalinas da Ilha Saadiyat. Com interiores vibrantes e trilha sonora funky, o restaurante à beira-mar é especializado na fabulosa diversidade da culinária libanesa.

Entre a deslumbrante variedade de pratos à base de plantas, típicos do Líbano, a salada de berinjela assada é levantada com melaço de romã, enquanto o queijo halloumi grelhado é coberto com figos agridoces e mel de limão e tomilho.

Os carnívoros também se deliciam com frutos do mar e carnes grelhadas, como lombo de cordeiro grelhado com pasta de nozes e tomate ou frango suculento grelhado marinado com limão e alho. Há sobremesas como kunafa, um queijo assado e pudim embebido em calda de açúcar.

Beirut Sur Mer, Jacques Chirac St, Distrito Cultural, Abu Dhabi

Tean

Tean leva o nome da palavra árabe para figo / Tean/Jumeirah at Saadiyat Island Resort

O Jumeirah no Saadiyat Island Resort é o lar de Tean, cujo nome vem da palavra árabe para “figo”. É um local descontraído que celebra os sabores do Levante, a faixa do Mediterrâneo oriental, incluindo Síria, Líbano, Jordânia e Chipre. Sentado a poucos passos da água, não é surpresa que os frutos do mar apareçam com destaque no cardápio da espaçosa e iluminada sala de jantar.

Se você é um viciado em hummus – quem não é? – há impressionantes 10 versões para escolher, incluindo beterraba, abacate, camarão e o delicioso shawarma de frango assado no espeto. Outras especialidades incluem o prato turco Imam Bayildi – cujo nome pode ser traduzido de forma brilhante como “o imam desmaiou” (imam é a pessoa que conduz as orações em uma mesquita), de tão bom que era o prato quando o experimentaram – onde a bochecha de boi encontra berinjela defumada e tomate.

Acima de tudo, não perca as especialidades locais dos Emirados, incluindo mashbous de camarão, um prato de arroz extremamente popular com camarão do Golfo Pérsico, nozes e especiarias locais.

Tean, Jumeirah no Saadiyat Island Resort, Ilha Saadiyat, Abu Dhabi

Turtle Bay Bar & Grill

A costela de cordeiro australiana alimentado com grãos está no cardápio do Turtle Bay / Chris Dwyer/CNN

Uma tartaruga de pedra na porta no gramado mostra que você está no lugar certo para o Turtle Bay Bar & Grill, com o nome inspirado nas espécies de tartarugas encontradas em Abu Dhabi, incluindo a Tartaruga-de-Pente e a Tartaruga-Cabeçuda. Com vista para a vasta piscina do Saadiyat Rotana Resort e rodeada de palmeiras, as melhores mesas ficam no terraço com vista para a praia e para o mar.

A culinária japonesa é a grande atração. Há pratos como um encorpado atum crudo com notas cítricas de yuzu, molho de soja e jalapeno, ou pratos de nigiri e maki sushi.

Ostras frescas, caranguejo-rei do Alasca e caviar são opções para quem comemora em grande estilo, enquanto a grelha também abriga cortes de qualidade, incluindo costela de cordeiro australiana alimentada com grãos e USDA prime Angus.

Turtle Bay Bar & Grill, Saadiyat Rotana Resort & Villas, Saadiyat Island, Abu Dhabi

Mezlai

Mezlai oferece uma verdadeira janela para a cultura da culinária árabe / Chris Dwyer/CNN

Situado na escala de cair o queixo e nos arredores elegantes do Emirates Palace Mandarin Oriental, o design do Mezlai lembra uma tenda beduína ondulante e oferece uma verdadeira janela para a cultura culinária árabe. Pratos de todo o Oriente Médio apresentam ingredientes do mar e deserto, montanha e até oásis.

As mesas enchem-se com generosos pequenos pratos de mezze, incluindo a frescura do trigo bulgur, salsa e tabule de salada de tomate, a crocância e a textura da salada fattoush com cacos de pão pita frito e homus perfeitamente suave.

As entradas cruzam a região, desde o karaz kebob sírio com molho de cereja, uma grelha mista árabe ou um deslumbrante prato de frutos do mar. Sua sobremesa exclusiva de baklawa de pistache, a popular massa filo com nozes e calda, é levada a sério com mel local das colméias do próprio hotel, sorvete de leite de camelo – e folha de ouro.

Mezlai, Emirates Palace Mandarin Oriental Hotel, West Corniche Road, Abu Dhabi

Saadiyat Beach Club

O Saadiyat Beach Club é um ótimo local para relaxar e comer com estilo / Chris Dwyer/CNN

Saadiyat Beach Club é o melhor refúgio para aqueles que procuram relaxar ao longo das margens certificadas pela Bandeira Azul do Golfo Pérsico, com DJs ao vivo tocando durante todo o dia, cabanas para relaxar – e muitas piscinas para se refrescar.

Embora haja uma série de restaurantes e lounges para escolher, o Safina celebra os sabores do Mediterrâneo em um ambiente descontraído, mas chique. O linguine de frutos do mar apresenta generosos camarões, mexilhões, lulas e amêijoas em um rico molho de tomate, enquanto a paella é uma ótima versão do clássico espanhol.

Tiramisu, pudim de caramelo e o favorito local “umm Ali”, uma espécie de pudim de pão com pistache, são ótimas maneiras de encerrar a refeição.

Saadiyat Beach Club, Ilha Saadiyat, Abu Dhabi

LPM Abu Dhabi

Pratos mediterrâneos inspirados na Riviera Francesa estão no cardápio do LPM

Desde que o LPM Restaurant & Bar Abu Dhabi abriu os fornos pela primeira vez em 2017, ele permaneceu um favorito consistente entre os moradores e visitantes, graças aos seus interiores elegantes, mas descontraídos e à culinária inspirada na Riviera Francesa.

Os ingredientes mediterrâneos são exaltados em pratos exclusivos, incluindo camarões quentes com azeitona e suco de limão, uma torta de cebola e anchova chamada pissaladière e costeletas de cordeiro com caviar de azeitona e berinjela.
O LPM está localizado na vibrante Ilha Al Maryah e tem restaurantes parceiros de sucesso em destinos como Londres, Dubai, Miami e Hong Kong.

LPM Abu Dhabi, The Galleria, Al Maryah Island, Abu Dhabi

Fonte: CNN Viagem & Gastronomia

Para acessar a matéria completa acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/o-destino-gastronomico-emergente-do-oriente-medio/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Your custom text © Copyright 2020. All rights reserved.
Close